Veja também em Cinema:
A Bússola de Ouro de Chris Weitz com Nicole Kidman e Daniel Craig
|
PHILIP PULLMAN
|

Philip Pullman (1946 – )
P
hilip Pullman (19 de Outubro, 1946) é ateu militante britânico e o autor da triologia Fronteiras do Universo (A Bússola Dourada, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar) em que se mistura religião, física, mundos paralelos e que ganhou vários prémios de literatura no mundo.
Biografia
Philip Pullman nasceu em Norwich, no dia 19 de Outubro de 1946. Durante a infância viajou pelo mundo inteiro, pois seu pai e então seu padrasto eram ambos membros da Real Força Aérea. Passou parte de sua infância na Austrália, aonde descobriu as maravilhas das histórias em quadrinhos, e cresceu amando, em particular, o Super-homem e o Batman.
Aos 11 anos, tendo voltado a Grã-Bretanha, passou a viver no Norte de Gales. Era uma época em que as crianças podiam passear em qualquer lugar, jogar nas ruas, brincar sobre as colinas, e ele tomou plena vantagem disso. Sua professora de inglês, a senhorita Enid Jones, exerceu grande influência sobre Pullman, e ele ainda envia para ela cópias de seus livros.
Depois de sair da escola, Pullman costumava ir à Faculdade de Exeter, Oxford, para ler. Fez alguns serviços temporários, e então voltou a Oxford para tornar-se um professor. Ensinou em várias escolas para crianças de doze anos, e então se mudou para a Faculdade de Westminster, em Oxford, para ser conferencista a tempo parcial. Ensinou cursos sobre Romance Vitoriano e Contos Populares, e também um curso examinando como palavras e imagens poderiam assentir juntas. Ele eventualmente largou o magistério para escrever em tempo integral.
Seu primeiro romance publicado era para adultos, mas começou a escrever para crianças quando ainda era professor. Alguns de seus romances foram baseados em jogos que ele criou para seus alunos, como The Ruby In The Smoke.
|